Select Page

Computação em Nuvem e Produtividade

Google Workspace ou Microsoft 365, qual devo escolher

06 de Setembro de 2022

workspace versus 365

 

 

Quando uma empresa decide migrar seus processos para soluções em nuvem, um dos principais questionamentos está relacionado ao serviço de gerenciamento de arquivos e e-mails. Existem diversas opções disponíveis no mercado, sendo que duas das principais são o Google Workspace e o Microsoft 365.

 

Para compreender melhor como funciona a computação em nuvem, pode aceder à nossa postagem especifica sobre este tema.

Nesta postagem, iremos tratar dos seguintes temas:

 

Funcionalidades 

Antes de iniciar, devemos saber que as duas plataformas oferecem serviços similares, sendo que o foco é oferecer produtividade e praticidade para as organizações criarem e compartilharem arquivos de forma segura, bem como gerenciarem seus e-mails, calendários, reuniões, entre outros.

Uma plataforma de gerenciamento em nuvem parte do princípio de que os colaboradores irão trabalhar todo ou tempo, ou, pelo menos a maior parte de tempo conectados à internet. Se há alguns anos podíamos acessar arquivos de outros computadores da empresa a partir de uma rede interna, com as soluções em nuvens podemos fazer isso de qualquer lugar do mundo, a partir da nuvem.

Após a adoção em massa das empresas por regimes home-office ou híbridos, as plataformas de colaboração e gestão em nuvens (que já existiam) ganharam ainda mais expressividade e são incrivelmente econômicas se considerarmos que praticamente não há custos com infraestrutura física para sua utilização.

 

Preços

Importante considerarmos que ambas as plataformas – para planos empresariais – são pagas e os preços variam de acordo com a necessidade do cliente. A nível de comparação, na data de hoje, o plano intermediário do Google (na Europa) custa 9,36 € por utilizador, por mês, enquanto o serviço da rival Microsoft, com funcionalidades equivalentes, custa 10,50 € por utilizador, por mês.

A melhor maneira de calcular qual será o custo efetivo para a organização, é multiplicar o número de funcionários pelo custo mensal da plataforma e após isso, multiplicar por 12. Dessa forma, consegue-se ter uma projeção do custo anual da utilização da ferramenta na empresa.

Serviços Inclusos 

 

Para a faixa de preço indicada no tópico anterior, ambas as plataformas oferecem soluções interessantes para a organização, englobando ferramentas de texto, planilhas e apresentações (Windows 365: Word, Excel e Powerpoint e no caso do Workspace: Docs, Sheets e Apresentações), calendário integrado, plataforma de chamadas, armazenamento e compartilhamento seguro de arquivos, personalização de e-mails empresariais (Outlook da Microsoft e Gmail do Google), entre outros.

A seguir, pode conferir no infográfico que preparamos as principais características de cada uma das plataformas:

Google Workspace vs Windows 365

Veredito

Qual, portanto é a melhor opção para a sua empresa, Google Wordkspace ou Microsoft 365?

Ambos os serviços possuem boas funcionalidades e com certeza podem atender a maioria das demandas empresariais. Conforme podemos ver em nosso infográfico, Google leva alguma vantagem por ser ligeiramente mais barato, oferecendo o dobro de armazenamento em nuvem por usuário. Por outro lado, para empresas que necessitam da licença do office da Microsoft e, eventualmente poderão ter que trabalhar com documentos off-line, a suíte da Microsoft pode ser a melhor opção.

Por fim, vale a pena entender quais são as necessidades do teu negócio para, então selecionar qual é a melhor opção para contratação.

Caso tenha dúvidas sobre as configurações e possibilidades desta plataforma, entre em contacto connosco, será um prazer ajudar!

Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech

Não enviamos SPAM

Fale conosco no WhatsApp!