Select Page

Comunicação & Design

Identidade visual: O que é e qual a sua importância para as empresas?

19 de Agosto de 2021

Nesta publicação irá compreender o porquê das marcas investirem cada vez mais numa identidade visual consolidada, que transmita seus valores e crie empatia com o seu público. Por mais que num primeiro momento possamos pensar que criar um logotipo é uma trivialidade, é importante ressaltar que a identidade visual é mais complexa do que a simples criação de logotipos, e que se trata de um grande ativo estratégico para as organizações.

 

 

Os aspectos visuais de uma empresa nem sempre recebem a atenção necessária. Entretanto, nesta postagem, verá que tão importante quanto excelência em produtos e serviços é o estabelecimento de uma marca memorável. Abaixo, veja os tópicos que verá nesta postagem:

O que é Identidade Visual?
Como é que ela pode beneficiar uma marca?
Branding é Identidade Visual?
Estudo de caso

O que é Identidade Visual?

Na prática, a identidade visual (também chamada identidade gráfica) é a utilização de elementos gráficos, tipográficos, cromáticos e de design, projetados para criar uma visualização harmoniosa de aspectos que são importantes para uma organização.

As cores, fontes e formas são pensadas e projetadas para oferecer uma comunicação que reflita a empresa, o que ela representa e qual é a sua missão.

Neste sentido, podemos fazer uma analogia a nós, enquanto seres humanos: as roupas que usamos, o nosso corte de cabelo, o nosso perfume e os acessórios como relógios, anéis, etc, servem basicamente para duas coisas: sentirmo-nos bem conosco e passarmos uma imagem de quem somos para os outros. Num evento formal, vestimo-nos de acordo; num evento casual também, mas ainda assim, temos o nosso próprio estilo, que pode ser usado nas duas situações.

Da mesma forma acontece com as marcas: parte do design é para expressar quem ela é, enquanto que a outra parte é para expressar como ela quer ser vista pelos seus stakeholders (ou seja, funcionários, clientes, acionistas, concorrentes e sociedade, em geral).

A função da Identidade Visual de uma marca, é expressar quem ela é e como ela pretende ser vista.

Como é que ela pode beneficiar uma marca?

 

Quais são as primeiras marcas que vêm à sua mente quando pensa em algumas categorias, como por exemplo, computadores, carros, refrigerantes…?

As marcas em que pensou são líderes no seu segmento de negócio e a sua identidade visual é um fator importante para a consolidação da marca. Claro que são necessárias diversas outras frentes – como ter um bom produto ou serviço, bons meios de produção, distribuição, disponibilidade, preços competitivos, investimentos em marketing, etc – , mas é a identidade visual que fará com que a marca seja lembrada.

Um ponto muito interessante da Identidade Visual e do design, é que eles não se resumem ao logotipo (conhecido também como símbolo ou logomarca) da empresa.

Uma boa identidade visual inclui o desenvolvimento de uma linha de cores, fontes, formas e elementos de modo que sejam empregados de forma harmoniosa em todo o material de comunicação da empresa, como fachadas, vitrines, website, redes sociais, assinaturas de correio eletrônico, cartões de visita, uniformes, envelopes, papel timbrado, veículos, rótulos e embalagens dos produtos, entre outros.

Algumas vezes isso é tão forte que faz com que a marca seja reconhecida em qualquer lugar mesmo sem ter o seu logotipo ou algo escrito sobre ela.

Quer um exemplo?

blog-vfr-identidade-visual

Cores e formas também nos falam muito sobre Identidade Visual e identificação de marca.

Não precisamos dizer de que produto se trata, não é?

Independentemente se bebe ou não refrigerante, reconhece a marca a que esta embalagem pertence, certo?

Vale ressaltar que este tipo de solidificação de marca envolve outros esforços, como por exemplo, o branding. Está imaginando o que é branding? Então continue sua leitura.

Branding é Identidade Visual?

A resposta é não, embora normalmente eles estejam associados. Brevemente teremos uma publicação sobre Branding aqui em nosso blog com mais informações.

Por agora, basta saber que Branding e Identidade Visual são coisas diferentes.

Enquanto o Branding visa trabalhar o posicionamento da marca, definindo quem ela é e quem ela pretende ser, pensando em visão, valores, propósito e missão, a Identidade Visual, como será visto, é uma ferramenta aliada que procura estampar esses valores na comunicação da empresa, através das cores, fontes, elementos e formas. 

Vale ressaltar que algumas agências e profissionais, de maneira equivocada se referem ao Branding como o desenvolvimento de logotipos e de Identidade Visual. O ponto é que isso pode ser uma parte do Branding, mas não representa o todo. Talvez essa confusão ocorra por uma ação conhecida como Rebranding, que consiste em estabelecer novo posicionamento para uma empresa, esteja, na maioria dos casos, associada à uma mudança no logo e na Id. Visual.

Estudo de Caso 

Para exemplificar, utilizaremos a nossa própria identidade visual como estudo de caso:

A VFR Tech surgiu a partir do sonho de montar uma “dream team tech”, integrando os parceiros ideais para a formação de uma equipa de excelência. Com operações e ativos em diversos países, contamos com um modelo de negócios dinâmico, capaz de oferecer soluções empresariais de business intelligence e marketing para os mais variados setores e segmentos de negócio.

A citação acima representa uma visão dos valores e atributos da empresa, que foram mapeados e definidos após conversas e validações entre os membros da organização.

O símbolo desenvolvido para a VFR Tech está relacionado à conexão. Engloba quatro frentes principais (unidades de negócios) da mesma, sendo que cada uma delas, apesar de possuir autonomia e identidade, está intrinsecamente ligada ao todo, à essência do negócio, criando conexão, sinergia e fluidez. 

Paralelamente, o símbolo representa o globo terrestre conectado pelas nossas soluções, deixando claro que somos uma empresa sem fronteiras, capaz de atender clientes em todo o mundo.

Neste sentido, o trabalho de design envolveu estudos de formas, seus elementos e conexões…

criacao de identidade visual portugal

Bem como estudo das melhores famílias tipográficas para utilização, pensando em legibilidade e compatibilidade (com navegadores web, por exemplo). 

criacao de identidade visual portugal

Além disso, houve, obviamente, um estudo sobre a paleta de cores a ser utilizada, bem como a harmonia existente entre elas:

Chegando ao resultado considerando os desdobramentos da marca VFR nas suas diversas frentes de atuação: BI, Marketing, People e Solutions.

Logotipo VFR Tech
VFR Tech Portugal

Claro que o trabalho não acaba aí. Como já mencionado, o objetivo da identidade visual é exatamente colaborar para que a marca tenha a sua identidade preservada em todas as suas aplicações. Veja alguns exemplos da Identidade Visual da VFR, aplicada em diferentes contextos (utilize as setas para navegar pelas imagens):

Agora que percebe como é importante uma estratégia estruturada de identidade visual, que tal pensar numa nova identidade visual para a sua empresa? 

A nossa unidade de marketing é especialista em criação de marcas e Identidade Visual em Portugal e em todo o Mundo.

Fique à vontade para entrar em contato conosco. Será um prazer ajudar vossa empresa a construir uma marca memorável!

Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech

Não enviamos SPAM

Fale conosco no WhatsApp!