Select Page

Business Intelligence e Tecnologia da Informação

Desafios para implementar o primeiro BI

10 de Agosto de 2021

Se está pensando em implementar Business Intelligence em sua empresa, esta postagem pode ajudar!

É comum num primeiro momento, ao pensarmos em BI (Business Intelligence), imaginarmos algo muito subjetivo e complicado para se estruturar efetivamente numa empresa. Nesta publicação iremos desmistificar este assunto e mostrar que uma estratégia de BI apesar de ser uma tarefa complexa, não é nada de outro mundo!

Ao longo das postagem, serão abordados os seguintes conteúdos:

 

Créditos da imagem: Lukas / Pexels, 2021

O que é Business Intelligence?

Se está para implementar o BI na sua empresa, provavelmente já sabe do que se trata, não é? Entretanto, vale a pena relembrar, como publicamos na nossa página do Linkedin: BI é um conjunto de práticas e ferramentas que têm como objetivo transformar dados de variadas fontes em informações úteis que podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios), portanto, não é uma ferramenta ou tecnologia específica, mas sim um conjunto delas, orientadas às necessidades de cada projeto.

Tendo isso em conta, devemos entender que determinada ferramenta pode fazer sentido para certos negócios, mas para outros não. Outro ponto importante que as empresas e os gerentes devem considerar é se a empresa realmente precisa de uma estratégia de BI.

Apesar de ser uma forma poderosa de organização de dados e geração de insights estratégicos, dependendo de algumas variáveis, a implementação de BI pode não ser a melhor opção

Isso ocorre com pequenas empresas ou com empresas de bases e fluxos de dados muito pequenos, para além das empresas que não têm as suas informações digitalizadas ou geridas digitalmente. Em contrapartida, esses fatores não são totalmente impeditivos, caso seja do interesse da empresa, é possível realizar a implementação de BI .

Definindo um objetivo claro para implementar o primeiro BI

  • O que espera alcançar com a implementação de BI?
  • Quer aumentar as suas vendas em quantidade ou em qualidade?
  • Quer melhorar a satisfação do cliente?
  • Quer ser mais eficiente com as suas operações ou com a produtividade das suas equipas?

Este tipo de questionamentos são importantes para termos um objetivo claro para a real utilidade do BI na sua empresa.

Após compreender as suas prioridades e necessidades, é interessante criar um plano a longo prazo para o seu negócio, só posteriormente é que os sistemas de BI deverão ser utilizados para auxiliar a cumprir os objetivos traçados.

Além da equipa técnica da empresa (que normalmente é acionada várias vezes para a implementação e execução do BI), é importante envolver gerentes, diretores e a equipa executiva, para que todos estejam cientes e alinhados relativamente aos objetivos da empresa e sobre como o Business Intelligence irá ajudar, mesmo que eles não sejam experts em tecnologia da informação.

 

 

O que é necessário para implementar o primeiro BI?

 

Como já vimos, o BI está completamente relacionado com dados. Depois de ter acumulado muitos dados e de ter definido os objetivos que quer atingir, já terá noção das áreas da empresa e as fontes de dados que deverá utilizar.  

O próximo passo, então, seria compreender se está a coletar as informações chave – e se as está a coletar corretamente – que serão importantes para “alimentar” o BI. 

  • Qual é a fonte das informações?
  • Há inconsistência nos dados coletados?
  • Há dados importantes que atualmente não são coletados?

Esses questionamentos são importantes para entendermos se os nossos softwares atuais (como CRM’s, ERP’s, etc) atendem de forma satisfatória à recolha e ao armazenamento dos dados que serão utilizados no BI.

Entenda que o BI precisará de fontes de dados para gerar resultados e até uma planilha simples de excel, feita “à mão” e não por softwares, poderá fornecer dados importantes para o BI. Claro que as planilhas manuais tendem a conter erros humanos, o que não é o mais aconselhado, embora seja possível.

Sabendo da importância dos dados (e entendendo corretamente a origem e a manutenção dos mesmos dentro da sua empresa), agora é a hora de decidir de forma concreta o que faz sentido para a sua organização. 

A sua necessidade está relacionada a algo que integre todos os dados existentes e produza gráficos e relatórios, mostrando quem tem o melhor desempenho? Ou deseja identificar novas fontes de informação e melhores maneiras de medir o desempenho de vendas, das equipas, etc?

Mais questionamentos que nos guiarão para a próxima etapa:

 

Créditos da imagem: Startup Stock Photos, 2021

Escolhendo a melhor ferramenta de BI

 

Mais uma vez, são as suas necessidades específicas que o vão ajudar a compreender qual é a melhor plataforma de Business Intelligence para o seu negócio.

Independentemente de quão básica ou avançada a sua solução de BI precise ser, existem alguns recursos básicos que a maioria dos principais sistemas oferece (ou deveria oferecer):

  • Relatórios e painéis interativos, que podem ser atualizados automaticamente para fornecer dados em tempo real sobre as mudanças nas condições, em vez de painéis estáticos que oferecem uma visão única. Os recursos de relatório também permitem que os utilizadores criem relatórios de forma rápida e fácil, usando ferramentas familiares e interfaces intuitivas. 
  • Análise de dados inteligente com recursos que unificam fontes de dados distintas para uma visão abrangente que melhora a análise e torna os erros mais fáceis de detectar e corrigir. Quando falamos de erros, referimo-nos aos possíveis erros oriundos de métodos manuais e sistemas legados “remendados”. 
  • A visualização de dados e os principais indicadores de desempenho (KPIs) permitem que os utilizadores gerem valiosos insights de negócios, reduzindo os esforços manuais e economizando tempo. 

Microsoft Power BI

 

Embora existam diferentes plataformas e ferramentas para implementação e estruturação do BI, sem dúvida que uma das mais completas e robustas existentes no mercado é o Power BI

Trata-se de uma ferramenta para converter dados de várias fontes de dados em painéis interativos e relatórios de análise. O Power BI oferece serviços sediados na nuvem para visualizações interativas com uma interface simples, para que os utilizadores finais criarem os seus próprios relatórios e painéis.

Diferentes versões do Power BI estão disponíveis, como Desktop, SaaS e aplicações móveis. O Power BI possui vários tipos de licenças, com planos gratuitos e pagos. 

Por último, para implementar o Business Intelligence na sua empresa, basta força de vontade e planeamento. Pode fazer isso internamente, recorrendo à sua equipa de tecnologia ou então, contratando empresas especializadas para isso. 

Nós, na VFR Tech, somos especializados e certificados na implementação e gestão de Power BI, para empresas de qualquer tamanho e de qualquer segmento. Temos clientes em toda a Europa e somos especialistas a entregar resultados.

Caso tenha interesse, entre em contacto e marcamos uma reunião sem compromissos. Temos a certeza que o BI pode fazer muito pela sua empresa e, com a nossa ajuda, pode fazer ainda mais!

     

     

    Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech

    Não enviamos SPAM

    Fale conosco no WhatsApp!