Select Page

Marketing & Business Intelligence

Marketing e o uso de dados

29 de Setembro de 2022

“Metade do dinheiro que gastamos em marketing é desperdiçado, o problema é que não sabemos qual metade.”

A frase é de um dos maiores comerciantes do varejo do final do século XIX, o estadunidense John Wannamaker. O empresário, morreu em 1922 com esse questionamento, que, por incrível que pareça, exatos 100 anos depois, o tema continua a ser um dilema de muitas empresas.

O paradoxo é que, em plena era da informação, deveria ser mais fácil compreender as estratégias de marketing de maneira mais eficiente, ou seja, saber onde e como utilizar a verba de marketing de forma eficaz.

Acompanhe nossa postagem sobre o tema e descubra as possibilidades e benefícios que o uso de dados e informações combinados ao marketing podem proporcionar!

Se conhece nosso Blog, já sabes que temos algum conteúdo relacionado ao uso de Dados, Business Intelligence, bem como Marketing, etc.

De fato, pode-se dizer que Marketing veio antes da TI. Entretanto, é inegável as possibilidades proporcionadas pela tecnologia para que as estratégias de marketing sejam cada vez mais precisas e otimizadas.

Falando especificamente de Business Intelligence, nesta postagem listamos 3 pontos que merecem tua atenção para considerar a combinação de BI ao Marketing e ver sua empresa ou departamento crescer.

De forma geral, o BI potencializa o marketing, fornecendo aos profissionais diversos insights profundos sobre as preferências, atitudes e comportamentos dos clientes. Por sua vez, os profissionais de marketing podem usar essa análise para criar melhores campanhas de publicidade para públicos-alvo e fornecer resultados significativos. Isso, entretanto, pode ser considerado apenas “a ponta do iceber” uma vez que o uso combinado destes conceitos pode fornecer a concepção e obtenção de KPI´s preciosos para as organizações guiarem seus processos da melhor forma possível.

blog-vfr-identidade-visual

1. Melhorar o relacionamento com clientes 

 

A maioria dos CRMs da atualidade, possui formas de exportar os diversos dados presentes em sua base. Dessa forma, podemos pensar em diferentes cenários onde o uso de dados pode ser filtrado para obtermos informações preciosas a respeito de nossa base de clientes.

Um exemplo seria identificar padrões de compra baseado em sazonalidade, gênero, faixa etária, ou todos esses elementos combinados. Quem diria que homens de 30-40 anos são majoritariamente mais propensos a comprarem fato de treino em determinado mês do ano? – As ferramentas de BI diriam, ao cruzar os dados de vendas de uma empresa de roupas.

E o que fazer com essa informação?

Pois, muitas ações, como uma campanha específica para complementar as vendas neste período, ou, ainda, descontos e outros incentivos para influenciar a compra de tais produtos em outros períodos, se for do interesse da empresa.

 

2. Melhorar a previsão de vendas e novos clientes   

 

Previsões de vendas precisas fornecem muitos benefícios, como maior atendimento de pedidos, custos de estoque mais baixos e lucros mais altos. A inteligência de negócios melhora a velocidade e a precisão das previsões de vendas usando informações adjacentes baseadas em demandas de produtos, campanhas promocionais e outros fatores.

Um exemplo prático? Imaginemos um cenário onde ao analisar o histórico de compra dos últimos 3 anos, podemos identificar épocas em que há maior ou menor demanda. OK, até aqui, não é nada demais, certo. Entretanto, ao cruzarmos isso com dados de campanhas e ações de marketing, as coisas começam a ficar interessantes.

Neste exemplo hipotético, podemos identificar que em determinada época (neste exemplo, as férias europeias, do mês de agosto) há um GAP de vendas, tendo investimento em marketing ou não. Isso nos daria pistas para uma tomada de decisão que bifurca em mudar a estratégia de marketing para o período ou, dependendo do caso, não investir nem mais um cêntimo neste período em especial, uma vez que a verba poderia ser destinada à melhora de relacionamento com parceiros e revendedores, ao departamento de P&D (para criar novos produtos que façam sentido em tal época) entre outras possibilidades.

 

3. Benchmarking eficiente   

 

Análise da concorrência é um ponto importante para empresas que queiram melhorar seu market share. Logo, faz sentido usar o poder dos dados para ter vantagem nestas situações. Neste caso, especialmente com dados secundários (como pesquisas e levantamentos de órgãos independentes, entidades, etc) é possível traçar paralelos e identificar padrões de maneira estratégica para guiar os próximos passos de uma empresa em um mercado.

As empresas podem usar o BI para obter vantagem competitiva de várias maneiras. Eles podem comparar métricas específicas, como tráfego do site ou engajamento de mídia social para produtos recém-lançados, ou até mesmo para o monitoramento em relação à uma determinada campanha da concorrência. Isso pode trazer insights de ações de marketing e de planejamento estratégico.

Esses 3 pontos ilustram apenas algumas das diversas possibilidades do uso de dados alinhado ao marketing. Voltando ao início da postagem, hoje é totalmente possível saber quanto se investe em marketing, qual é o retorno e de onde ele vem. O senhor Wannamaker ficaria muito satisfeito!

Um dos benefícios do BI é a capacidade de classificar grandes quantidades de dados e gerar insights acionáveis a partir deles. Para funcionar de maneira ideal, é preciso saber O QUE analisar e exibir. Em outras palavras, as respostas possivelmente estão ali, mas precisamos saber exatamente “o que perguntar”. Isso será determinante para gerar indicadores realmente produtivos para o crescimento da organização. Perguntas certas sobre os dados que foram disponibilizados.

Nossa consultoria em Marketing e BI ajuda empresas de todo o mundo a definirem e encontrarem esses parâmetros.

Caso queria conversar connosco, será um prazer, basta entrar em contato! Envie uma mensagem para nós ou entre em contato via WatshApp. Será um prazer trabalharmos juntos!

Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech

Não enviamos SPAM

Fale conosco no WhatsApp!