Marketing & Branding
O que é Branding?
Transcrição do vídeo
Já ouviu falar em branding mas não sabe exatamente do que se trata? Que tal descobrir em menos de 3 minutos?
Olá! Seja muito bem-vinda, seja muito bem-vindo ao 3 minutos VFR, um canal com dicas, insights e explicações sobre marketing, tecnologia e gestão!
Ok, branding….
Quando vai ao supermercado e precisa comprar algum produto, o que te faz escolher determinada marca ao invés de outra? Somente o preço? Suas lembranças de infância? A qualidade do produto em si? O “mais conhecido”? A indicação de amigos? Tudo isso junto??
Para entendermos branding, precisamos entender seu objetivo, que é de fazer as marcas serem lembradas por seu público. O termo, é derivado da palavra brand, que significa marca. Então, branding são os esforços para posicionar e valorizar uma marca em seu mercado de atuação.
Mas isso não seria o marketing?
Mais ou menos…. de fato, são os profissionais da área de marketing que auxiliam na construção do branding. Porém, podemos entender o branding como uma das frentes do marketing, que é um grande guarda-chuva, que envolve diversas outras ferramentas e possibilidades.
Voltando ao branding, posicionar uma marca em mercados complexos não é uma tarefa fácil. Para que ela seja lembrada e até mesmo admirada, são necessários esforços em diversas frentes que envolvem diversos setores de uma empresa.
Tradicionalmente, uma boa estratégia de branding busca definir e estabelecer ao menos três elementos chave para a organização, que seriam
Target audience, que se refere aos diferentes públicos que são impactados pela marca, como clientes, parceiros, funcionários e acionistas, por exemplo;
Frame of reference, que nada mais é do que conhecer os concorrentes diretos e indiretos, bem como todo o ambiente econômico, político e legal em que a empresa está inserida.
E, por último, o point of difference, que é justamente o grande diferencial daquele produto ou serviço em relação à concorrência.
Vale ressaltar que na maioria das vezes esse ponto de diferenciação é algo subjetivo e não necessariamente funcional.
Se tomarmos como exemplo a Coca Cola que vende “felicidade líquida” (e não apenas água gaseificada com corante e açúcar), conseguiremos entender que essa diferenciação se alinha muito com o discurso e o posicionamento de uma marca e não necessariamente o valor funcional que ela entrega.
Portanto, o branding visa gerar uma percepção de valor ao público para, então, posicionar uma marca em um mercado.
Para acompanhar mais dicas e vídeos inscreva-se em nosso canal, e acesse nossa página no Linkedin e Instagram.
Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech
Não enviamos SPAM