Select Page

Marketing & Comunicação

O que é Endomarketing?

29 de março de 2022

Endomarketing ou marketing interno, apesar de parecer um conceito simples, envolve muito planejamento e uma sólida estratégia organizacional.

Confira este vídeo, onde o CMO da VFR Tech, Luis Bei, explica de maneira simples e direta o que é endomarketing e qual é a sua importância nas organizações. Valorizar o público interno é uma ótima estratégia para reter talentos, criar ambientes de trabalho saudáveis e contribuir para um mundo melhor.

O “3min VFR” é uma iniciativa que visa explicar os principais conceitos da tecnologia, marketing e gestão em vídeos curtos, que vão direto ao ponto, com cerca de 3 minutos de duração. 

 

Transcrição do vídeo

Endo, significa “dentro ou interno” e marketing…  bom, marketing é muita coisa. Porém, de forma ampla e rápida, é um conjunto de práticas e ferramentas que visa gerar ou entregar valor para determinado público.

E no endomarketing, não é diferente, só que ao invés de esforços para gerar valor aos clientes finais, ou seja, para fora, o objetivo do endomarketing é gerar valor para dentro, para os clientes internos, os colaboradores de uma organização.

Por mais que muitas empresas, infelizmente, ainda olham para seus funcionários como um “custo operacional”, muitas outras já perceberam a importância de seus colaboradores, afinal, eles são os grandes responsáveis por aquela empresa existir, não é mesmo?

As empresas querem em seus times os melhores talentos disponíveis no mercado, afinal, um bom funcionário obviamente irá gerar melhores resultados. Entretanto, para que esse colaborador não “saia” da empresa, a organização precisa oferecer mais do que apenas um bom salário.

Dinheiro é bom e todo mundo gosta, mas trabalhar em um ambiente agradável, acolhedor, em uma empresa que realmente se importa e cuida do colaborador, que permita que ele seja ouvido, que o visualiza enquanto um ser humano e não apenas “um número”, é muito melhor, não é mesmo?

E esse é o princípio do endomarketing: auxiliar na construção de uma cultura organizacional forte, onde o colaborador tenha a um senso de pertencimento, ao ponto de não querer ir trabalhar em outro lugar, não importa o quanto estejam dispostos a pagar.

E para finalizar, devemos ter em mente que por mais que essa cultura organizacional se fortaleça com bons salários, benefícios, brindes, bonificações, folgas, viagens ambiente de trabalho descontraído, etc, é a LIDERANÇA que irá ditar o tom desta cultura. A forma como líderes lidam com as pessoas, no dia a dia, tratando-as com respeito, carinho e cordialidade, é um elemento fundamental em qualquer estratégia de endomarketing.

Para acompanhar mais dicas e vídeos inscreva-se em nosso canal, e acesse nossa página no Linkedin e Instagram.

 

Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech

Não enviamos SPAM

Fale conosco no WhatsApp!