Select Page

Tecnologia da Informação e Computação em Nuvem

O que é Microsoft Azure?

14 de Abril de 2022

O Azure é um conjunto de soluções de Microsoft, desenvolvido para oferecer apoio tecnológico a empreendimentos e negócios de diversos portes e segmentos. Confira nesta postagem os principais aspectos e as aplicações possíveis para este serviço. 

O que é Azure?

Para falarmos sobre as possibilidades e ferramentas de Azure, precisamos compreender o contexto do mundo atual, onde a tecnologia é uma grande prioridade em empresas de todos os segmentos de negócios existentes. Seja na indústria, no comércio, na saúde, na área de serviços, no campo militar ou mesmo em governos, há cada vez mais investimento em tecnologias para reduzir custos, maximizar ganhos, melhorar processos, entre outros.  

Neste sentido, é natural que as gigantes da tecnologia ofereçam soluções de apoio tecnológicos para as organizações. O Google possui a Google Cloud Platform (GCP), a Amazon possui a Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft possui o Azure. 

Na prática, todos esses serviços oferecem a migração para a nuvem, prática cada vez mais importante para a transformação digital das empresas, que consiste em rodar as aplicações e sistemas de uma empresa sem a necessidade de utilização de servidores e processamento próprios, representando, muitas das vezes em um custo operacional menor.

Claro que para que isso ocorra de forma segura e organizada, existem diversos serviços e diretrizes atrelados à estas soluções. Vale ressaltar também que nem sempre uma operação será inteiramente operada na nuvem, existindo os sistemas híbridos (mas isso é tema para outra postagem). 

O Azure portanto, pode ser considerado um hub de diversos serviços (cada qual com suas características próprias) desenvolvidos para otimizar os processos empresariais, englobando não somente hospedagem em nuvem mas serviços de Business Intelligence e até mesmo Inteligência Artificial! 

Quais são os principais serviços do Azure?

Como já mencionado, existem muitos serviços e produtos que fazem parte do hub Azure (e são muitos mesmo, mais de 200, que podem ser conferidos aqui). Porém, os principais e mais utilizados, são: 

Armazenamento e backup 
Através de uma redundância de cópias de segurança em diversos data centers pelo mundo, a Microsoft garante a integridade dos arquivos da organização, mesmo em casos de possíveis desastres naturais. Logo, trata-se de uma boa opção para armazenamento de informações sensíveis das empresas.
 

Máquinas Virtuais e Aplicações em Nuvem
O Azure permite a contratação de recursos de processamento para criar as chamadas máquinas virtuais, fazendo com que as equipes possam ter acesso a computadores com diferentes configurações, sem a necessidade de compra física de hardware. Além do “hardware” virtual, é possível utilizar diversas aplicações (ou seja, softwares) a partir da nuvem, sem a necessidade de instalar nenhum programa na máquina do utilizador. É o caso de e-mails, office, calendários e diversos outros aplicativos fornecidos pela Microsoft.
 

Gerenciamento de Redes 
Ao migrar para nuvem ou virtualizar a operação de uma empresa, sem dúvidas deve haver um gerenciamento eficiente do comportamento destas redes. Por essa razão, o Azure conta com um poderoso sistema de gerenciamento, capaz de fazer manutenções, analisar processos e verificar a segurança a partir de uma mesmo painel. 

 

Integrações e desenvolvimento
Um dos principais pontos positivos do Azure é a possibilidade de “conversar” com outras soluções da própria Microsoft. Um exemplo disto é a possibilidade de utilizar Azure em conjunto com Power Apps, por exemplo, que é uma poderosa ferramenta capaz de criar aplicações totalmente customizadas de acordo com a necessidade do usuário.  

Neste sentido o mesmo ocorre com Power BI, a ferramenta de BI da própria Microsoft, onde é possível fazer diversas integrações de banco de dados e outros elementos.

Falando em Power BI…  sabia que temos uma postagem inteirinha sobre essa incrível plataforma? Acesse clicando aqui. 

 

Bancos de Dados 
Quando falamos de bancos de dados SQL, há praticamente um consenso entre os developers, de que a Microsoft, de forma geral, oferece um dos melhores serviços e isso não é diferente com Azure. Graças ao sistema muito bem estruturado e com grande compatibilidade, com o Azure é possível gerenciar e fazer migrações de bancos de dados SQL de maneira simples e intuitiva.
 

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas
Muitos especialistas dizem que o futuro da computação está ligado a estes dois elementos, que permitem que uma plataforma possa fazer análises extremamente refinadas a partir de dados diversos, visando sempre os melhores insights para tomadas de decisões, entre outros. Tais ferramentas permitem que o sistema “aprenda” a agir de forma autônoma, tomando as melhores decisões, a partir de interações com usuários e informações imputadas pelos profissionais. O Azure Synapse Analytics é um exemplo deste tipo de tecnologia oferecida pela plataforma. 

Importante ressaltar que existem diversos outros serviços disponíveis no Azure, relacionados à DevOps, Integrações, Cálculos, Segurança e muito mais!

Fonte da imagem: Datashift

Quanto custa sua implementação?

Os custos operacionais do Azure são projetados e dimensionados de acordo com o uso. Como estamos falando de um serviço que oferece um grande leque de aplicações e serviços, é difícil estabelecer um valor para a implementação, uma vez que cada empresa possui necessidades específicas. Há soluções Azure gratuitas (com algumas limitações) que podem atender perfeitamente alguns modelos de negócios. Vale lembrar que além da plataforma em si, será necessário um profissional ou equipe especialista para auxiliar na implementação e manutenção desta stack (e nós fa VFR Tech somos especialistas nisso!) 
 
Na página oficial da Microsoft, podemos compreender como funciona os preços e o sistema de cobrança do Azure. 

Onde aprender mais sobre Azure? 

O que vimos aqui é só uma pontinha do Iceberg. Azure é uma ferramenta muito utilizada e com certeza extremamente valorizada no mercado de tecnologia de forma geral. Caso tenha interesse em aprender mais sobre esta incrível plataforma, o próprio site da Microsoft oferece conteúdo gratuito e de qualidade para seus primeiros passos no Azure. Lá é possível até mesmo se preparar para as certificações oficiais de Azure. 
 
Inclusive, em breve teremos um vídeo sobre uma dessas certificações, a AZ-900, então se inscreva na newsletter e fique ligado para as novidades. 

Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech

Não enviamos SPAM

Fale conosco no WhatsApp!