Select Page

Business Intelligence

O que é Power BI?

11 de Novembro de 2021

Como falamos em nossa postagem sobre desafios encontrados para implementar uma estratégia de Business Intelligence, o Power BI é uma das ferramentas de BI mais versáteis e completas existentes no mercado. Neste postagem, iremos compreender melhor sobre as possibilidades desta plataforma.

O que é Microsoft Power BI

 

De acordo com o site da Microsoft, o Power BI possibilita “uma experiência de dados incríveis, através da conexão, modelagem e visualização de dados diversos da empresa, criando relatórios de fácil personalização com KPI’s únicos e outras possibilidades de customização”.

De forma geral, trata-se de uma ferramenta de Business Intelligence e Visualização de Dados para converter informações de várias fontes de dados em painéis interativos e relatórios de análise. O Power BI permite a configuração de visualizações interativas com uma interface simples para os usuários finais criarem seus próprios relatórios e painéis.

Na prática, a principal função do Power BI é unificar a visualização de dados de fontes variadas em um painel visual, intuitivo e de fácil compreensão, considerando a premissa do BI, que nada mais é do que a organização e utilização de dados para tomadas de decisões empresariais mais efetivas.

Possui grande compatibilidade com outras ferramentas Microsoft, e, para que tudo ocorra bem, é importante que a ferramenta seja configurada corretamente, demandando esforços de um profissional ou uma equipe especializada em BI.

Devemos ter em mente que ele é oferecido em diferentes versões, como o Power Bi Desktop, um aplicativo gratuito, instalado localmente no computador do usuário; e o Power BI Service, que é um produto pago, baseado em nuvem, que oferece mais possibilidades e é dividido nas subcategorias pro e premium.

Estas diferentes versões foram feitas para se adaptarem melhor às necessidades de cada negócio. Há também a versão mobile, que nada mais é do que a possibilidade de visualização dos dados a partir de um aplicativo específico para dispositivos móveis.

blog-vfr-identidade-visual

Possibilidades de visualizações dos painéis do Power BI. Créditos da imagem: Microsoft.

Como é seu funcionamento?

 

Apesar de oferecer visualizações e insights simplificados, o MS Power BI é complexo e possui diversas funcionalidades. Para compreendermos seu funcionamento, precisamos primeiramente compreender as dinâmicas e possibilidades relacionadas a ele.

A principal lógica de funcionamento do Power Bi é sua capacidade de reunir dados de diversas fontes. Eles podem ser importados na ferramenta a partir de Excel, SQL, softwares de CRM ou de vendas, informações de web analytics, bancos de dados diversos, entre outros.

Paralelamente a isto, temos um fator de robustez conferido ao Power BI que não existe em ferramentas do MS Office, por exemplo. É possível importar milhões de linhas de dados de um CSV, por exemplo (ou outros arquivos) sem problemas, algo que, possivelmente iria travar algum editor de planilhas padrão, como o Excel.

O fluxo natural existente no Power BI, se concentra em três principais etapas, que são:

  • O input de fontes (e tratamento de dados);
  • O relacionamento destas fontes;
  • A visualização das informações em relatórios e painéis.

Tudo começa com a importação de dados para a ferramenta. E nesta etapa é possível importar de forma bruta, ou transformar estes dados de acordo com a necessidade. Essa segunda opção será utilizada na maioria das vezes, afinal, dados de diferentes fontes possuem lógicas distintas, portanto, quanto mais tratados eles forem ainda na fase de input, menor será o trabalho em um segundo momento, na hora de relacioná-los. Esse pré-tratamento será feito por uma funcionalidade da plataforma chamada Power Query Editor.

Uma vez com os dados carregados, tratados e devidamente formatados, é hora de criar as relações, regras e fórmulas necessárias (em uma lógica muito parecida tanto com de editores de planilha padrão, como é o caso do Excel, porém, com mais funcionalidades, como também com as  lógicas condicionais comuns às linguagens de programação).

Após isso, configura-se as visualizações, gráficos e painéis que se pretende utilizar que podem, inclusive, serem compartilhados externamente , incorporados em outros ambientes, etc.

Exemplos de uso 

 

Dado sua versatilidade, a solução pode ser utilizada de diversas formas e para diversas funcionalidades. Entretanto, citaremos aqui três situações onde o uso de Power BI pode fazer sentido.

 

Dashboard de desempenho de vendas

blog-vfr-identidade-visual

 Este exemplo, postado originalmente pela comunidade de Power BI , auxilia na compreensão sobre as vendas de uma empresa em relação ao ano anterior. Paralelamente a isto, este dashboard fornece informações sobre o desempenho de diferentes segmentos de produtos e quais canais estão conseguindo gerar receita.

O painel permite visualizar os KPI’s (indicadores de performance chave) em relação à receita e ao lucro no período. Ao clicar no link acima, verá que é possível acessar o painel de forma interativa.

 

Dashboard de análise de Recursos Humanos

blog-vfr-identidade-visual


O painel apresentado pela empresa Data Pine começa com uma visão geral sobre o número de funcionários, salário mensal e vagas para o primeiro trimestre do ano, seguido por estatísticas de contratação, taxa de rotatividade de talentos e porcentagem de pessoas demitidas.

Para além de dados meramente numéricos, é possível constatar bons insights, como neste exemplo, onde podemos ver que a rotatividade involuntária é particularmente alta no departamento de TI, enquanto, por outro lado, podemos constatar que a maioria dos talentos é dispensada durante o primeiro ano.

A satisfação do talento neste painel de análise de RH é medida por meio do Net Promoter Score (NPS) e analisada por meio de diferentes períodos de tempo na empresa. Há também uma classificação de skills do talento, representada por cinco critérios principais para que se possa identificar rapidamente a efetividade e os pontos fortes e fracos do time.

Informações como deste exemplo, são fontes valiosas para que o departamento de RH possa traçar estratégias e tomadas de decisões importantes.

 

Dashboard de Monitoramento de Mídias Sociais

blog-vfr-identidade-visual


Este relatório, também publicado na comunidade Microsoft mostra o quão poderoso pode ser o Power BI quando empresas o usam como ferramenta de monitoramento e análise de mídia social, para melhorar as vendas, a qualidade do produto, o controle de crises e entender a opinião do público sobre o produto.

É possível acessar o painel de forma interativa, acessando o link original da publicação.

Monitoramento de mídias sociais em painéis personalizados fazem muito sentido para profissionais de marketing e agências de publicidade medirem efetivamente o retorno das ações de marketing digital.

Alternativas ao Power BI

 

Tableau desktop

É provavelmente o principal concorrente direto do Power BI. Tableau oferece uma boa experiência e usabilidade quando falamos de construção de paineis a partir do uso de dados históricos. Possui grandes possibilidades de personalização dos painéis e é uma plataforma intuitiva para ajudar a compreender méticas realmente relevantes.

Site: https://www.tableau.com/

 

SAP Business Objects BI Suite

É usado principalmente para relatórios operacionais. Permite o monitoramento do desempenho e a utilização de diversos KPI’s. É composto por vários aplicativos de que ajudam os usuários a localizar dados, conduzir análises e gerar relatórios.

Site: https://www.sap.com/products/bi-platform.html

 

IBM Cognos Analytics

O Cognos Analytics é uma plataforma de business intelligence desenvolvida com IA da IBM que suporta todo o ciclo de análise, da descoberta à operacionalização.

Nele, é possível visualizar, analisar a e compartilhar insights de forma compartilhada com equipes com diversas opções de privacidade s visualização.

Site: https://www.ibm.com/products/cognos-analytics

 

Qlik Sense

Uma plataforma de visualização e descoberta de dados que permite criar visualizações flexíveis e interativas.

O Qlik Sense não possui relatórios predefinidos e estáticos e possui um painel de administração simples e intuitivo, que vai se adaptando às necessidades de cada usuário. 

Site: https://www.qlik.com/us/products/qlik-sense


Existem outras ferramentas disponíveis que com certeza vale a pena conhecer para compreender qual se adapta melhor às necessidades de sua organização. Entretanto, o Power BI, provavelmente é uma das mais completas, dado toda a extensão de suas possibilidades.

A VFR Tech é especialista em Power BI. Temos grande experiência em implementação e sustentação de projetos em Power BI, de todos os portes e em variados segmentos de atuação, não somente em Portugal, mas em vários países mundo afora.

Quer saber como podemos lhe ajudar? Envie uma mensagem para nós ou entre em contato via WatshApp. Será um prazer trabalharmos juntos!

 

 

Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech

Não enviamos SPAM

Fale conosco no WhatsApp!