Select Page

Marketing & Webdesign

O que é SEO e como isso pode ajudar minha empresa?

30 de Junho de 2022

SEO é uma das áreas do marketing digital que todos falam, mas poucos realmente a conhecem a fundo. Quer entender mais sobre as possibilidades de estratégias de otimização de conteúdo? Acompanhe nossa última postagem sobre o tema.

Não é de hoje que se fala da importância de elaborar conteúdo qualificado para sites e blogs. Para entendermos corretamente SEO, que é uma sigla em inglês para Search Engine Optmization – ou seja, Otimização para Motores de Busca – precisamos entender os seguintes tópicos:

 

Motores de busca ou buscadores

Basicamente, são serviços online que permitem ao usuário encontrar resultados na web a partir de termos específicos. Por mais que o Google seja o principal buscador quando pensamos em mecanismos e motores de busca, existem diversos outros serviços, como por exemplo Bing, MSN Seacrh, Ask, Yahoo, dentre outros.

Lembrando que estamos falando de busca no diretório geral da internet, ou seja, que busca os diversos sites existentes e indexados na rede de computadores. Acontece que determinados serviços possuem um grande volume de buscas dentre de seus próprios conteúdos, como é o caso do YouTube, TikTok, entre outros.

Portanto, entende-se por motores de busca serviços online que, mediante termos requeridos pelo usuário, exibe resultados de acordo com alguns fatores. O fator principal e mandatário para que um site seja exibido em um motor de busca, é que o mesmo seja indexado no respectivo buscador.

 

O que é a indexação de conteúdo?

Os buscadores possuem robôs – chamados de crawlers – que estão, constantemente, vasculhando os confins da internet em busca de novos conteúdos. Esses rastreadores usam links e sitemaps para encontrar conteúdo que possa ser útil para os usuários. Após encontrar esse conteúdo, inicia-se o processo de indexação. 

Fonte da imagem: https://neilpatel.com/blog/googles-crawl-budget/

 

Indexar é entender o conteúdo e colocá-lo onde ele pertence. Falando especificamente de Google (afinal a maioria dos buscadores seguem o mesmo padrão), depois dos crawlers encontrarem o conteúdo, o Google precisa lê-lo e entendê-lo antes de colocá-lo no lugar correto das buscas. Para. isso ele primeiro tem que analisar a página ou, em outras palavras, traduzi-la para uma linguagem de computador que ele possa entender. Depois disso, ele faz com que a página – como um navegador normal – exiba o conteúdo e sua aparência. Quando isso é feito, ele usa os sinais e informações desta página para colocá-la no lugar certo no índice do Google.

Uma vez indexado, o conteúdo será rankeado, de acordo com critérios específicos como originalidade do conteúdo (o google, assim como os professores universitários, penaliza plágio e cópias de conteúdo de outros sites), a velocidade de carregamento do website em questão, a adaptabilidade daquele conteúdo para dispositivos móveis e assim por diante.

Uma vez este rankeamento pronto, o site recebe uma nota, chamada também de pagerank. Quanto maior a pontuação, melhor será o desempenho daquele site no buscador. Quando o usuário fizer uma busca, o Google irá buscar todos os conteúdos indexados em sua base e irá exibi-los, em ordem decrescente, de acordo com a correspondência do termo buscado e do conteúdo, somado ao pagerank do respectivo site.

Vale ressaltar que a indexação é facultativa aos desenvolvedores de site e há casos, onde propositalmente o conteúdo não será indexado (como dados sensíveis, redes internas, entre outros). Este conteúdo está online, mas é como se não tivesse um mapa para chegar até ele. Logo, só é possível acessar tais conteúdos, com o respectivo link e não através das buscas.

 

Diferença entre busca orgânica e busca paga 

 

A maioria dos buscadores exibem dois tipos de buscas, as pagas e as orgânicas. As buscas pagas, no caso do Google, são resultadas de anunciantes que são exibidos de acordo com os termos buscados pelo usuário e estes anunciantes pagam cada vez que alguém clica para acessar seu site.

Já as buscas orgânicas, são justamente fruto do pagerank do site em questão, bem como a compatibilidade do conteúdo do site e o termo buscado pelo usuário. Na prática, as duas estratégias são válidas e podemos compreender os resultados pagos como uma boa estratégia para resultados a curto prazo, enquanto os resultados orgânicos, trarão resultados de médio e longo prazo.

Como o SEO pode beneficiar as empresas 


O marketing de conteúdo é uma vertente interessante do marketing que pode auxiliar vossa empresa a gerar valor para com seu público alvo. Recentemente, publicamos um post específico sobre marketing de conteúdo.

Em relação à tecnologia que será utilizada em seu site, WordPress costuma ser uma das opções mais populares. Também temos um post em nosso blog sobre esse tema. Confira!

Pronto para começar tua estratégia de SEO? Esperamos que a postagem o tenha ajudado. Lembre-se que a VFR Tech é especialista em Marketing Digital e estamos aqui para ajudar.

Se precisar, entre em contato!

Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech

Não enviamos SPAM

Fale conosco no WhatsApp!