Select Page

Mídias Sociais

Por que não devemos “comprar seguidores”? 

25 de fevereiro de 2022

Não é incomum encontrarmos ofertas na internet de compras de seguidores (especialmente no Instagram, mas o mesmo ocorre para curtidas no Facebook e em vídeos do Youtube). Essa prática, embora sempre esteja passando por transformações a fim de se adaptar às funcionalidades das plataformas, é bem antiga e nesta postagem verá porque NÃO VALE A PENA adquirir novos seguidores a partir da compra seguidores de ferramentas de terceiros.

O que é um seguidor? 

Por mais óbvia que a resposta possa parecer, devemos analisar este questionamento a partir da ótica do marketing. Um seguidor de mídia social é um ativo importante que irá ter contato e, por vezes, interagir com o conteúdo de uma marca, podendo ser impactado ao ponto de comprar ou adquirir um produto ou serviço.

Mesmo que a marca eventualmente não venda produtos ou serviços (caso das celebridades, por exemplo), ainda assim, trata-se de uma marca, que objetiva gerar valor para seu público, seja ele qual for. 

A principal questão a se considerar aqui é que nem todo seguidor tem relevância para a marca. Para uma empresa que vende carnes e embutidos, não faz muito sentido ter seguidores vegetarianos ou veganos. Assim como não há um impacto grande em uma marca que vende ternos para executivos, ter seguidores que não precisam usar roupas formais em seu dia a dia. 

Por essa razão, mais do que compreender o que é um seguidor, é importante compreendermos que mais vale qualidade do que quantidade, pois quanto mais seguidores que realmente façam parte do público de nossa marca tivermos, melhores serão as interações geradas com eles. 

blog-vfr-identidade-visual

Seguidores são ativos importantes de Marketing. Foto de Cristian Dina no Pexels

Como comprar seguidores? 

 

Não é necessário explicar aqui o procedimento para conseguir mais seguidores no Instagram e em outras redes de forma quase que instantânea.

Uma simples busca no google com o termo e teremos resultados que prometem as mais belas façanhas como “milhares de seguidores em apenas 2 dias” ou então “seguidores reais para sua conta do Instagram”.

Após o pagamento, tais serviços prometem entregar uma quantidade pré-determinada de seguidores em suas redes. Os serviços ainda dizem que são seguidores reais e que garantem que irão manter um número mínimo de seguidores ativos em suas redes.
 


Como funcionam, na prática, estes serviços? 

Existem algumas formas diferentes de fazer isso. Em linhas gerais, existem bots (que são robôs) para fazerem o grande trabalho em massa. Esses bots são de perfis fakes, e são utilizados para variados fins. A segunda forma, seria através de perfis inativos ou até mesmo hackeados, que estes serviços possuem acesso e conseguem fazer com que estes perfis sigam outro perfil. A terceira principal forma, utiliza pessoas reais, através de serviços que oferecem algum tipo de recompensas para que essas pessoas sigam determinada conta. 

A grande pergunta é: funciona? 

A resposta é sim e não. Muitos destes serviços realmente entregam um número expressivo de seguidores em pouco tempo. Porém, temos três graves problemas relacionados a isso, que iremos tratar a seguir. 

Por que não deveríamos comprar seguidores no Instagram? 

Quantidade é diferente de qualidade

Como já informado aqui. De pouco adianta (por exemplo) para uma marca local portuguesa ter dezenas de milhares de seguidores do interior do Brasil, uma vez que estes seguidores, mesmo que sejam pessoas reais (o que é pouco provável), não fazem parte do público desta marca.

Uma conta com muitos seguidores e pouco engajamento, não terá nenhum tipo de benefício.

Para além disto, as plataformas monitoram contas fakes e inativas e as desativam regularmente. Isso fará com que os seguidores comprados diminuam consideravelmente com o passar do tempo.

Credibilidade e Performance

Usuários reais e que fazem parte do público de sua marca, podem perceber que sua conta possui milhares de seguidores e pouquíssimas interações. Se isso ocorrer, eles irão perceber que há algo errado com sua conta e isso pode manchar a credibilidade da marca, como um todo.

Ademais, imagine que sua marca tenha 20 mil seguidores e destes, apenas 4 mil são seguidores reais, que espontaneamente passaram a seguir a empresa. O problema disto é que o monitoramento será criticamente afetado, afinal, os usuários bots, fakes e que não engajam com seu conteúdo, irão distorcer todas as métricas de acompanhamento.

Há grandes riscos de sanções da própria plataforma

Seja no Instagram, Facebook ou Youtube, comportamentos fora do convencional são monitorados constantemente e, pelo fato de práticas de compra de seguidores e likes irem contra as políticas destas ferramentas, a conta pode ser suspensa e até mesmo desativada, sem nenhum tipo de aviso prévio. É um grande risco que não vale a pena correr, não é mesmo? 

A plataforma Hootsuite fez um vídeo bem explicativo sobre o que acontece com uma conta que compra seguidores no instagram, especialmente sob o ponto de vista de métricas de acompanhamento ao longo do tempo.

blog-vfr-identidade-visual

Engajamento vale mais do que números absolutos de seguidores. Foto de Oladimeji Ajegbile no Pexels

O que podemos fazer ao invés de comprar seguidores? 

O algoritmo do Instagram e de outras plataformas, prioriza o engajamento à quantidade. Dessa forma, deve-se ter em mente que uma estratégia de médio e longo prazo faz muito mais sentido do que uma estratégia de compra de seguidores, uma vez que temos todos os pontos negativos apontados anteriormente.  

Visando este médio e longo prazo, o conteúdo ainda é a principal forma de gerar valor e conquistar seguidores que realmente irão engajar com a tua marca. E para criar conteúdo relevante, devemos conhecer bem o nosso público, criando experiências significativas para ele, que, sem dúvidas, trarão muitos benefícios para a marca ao longo do tempo. 

A VFR Tech é expert em gerenciamento de mídias sociais e marketing digital. Que tal marcar uma conversa sem compromisso para entender o que podemos fazer pos sua marca? Basta preencher o formulário abaixo, ou então enviar um WhatsApp.

E, já que estamos falando de Instagram, que tal seguir nosso perfil para acompanhar as melhores dicas de Marketing e Tecnologia? Clique no botão e pronto!

Entre em contacto

Rua Luis de Camões, 4

Lisboa – Portugal

9 + 3 =

Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech

Não enviamos SPAM

Fale conosco no WhatsApp!