Power BI & KPI´s
Como o Power BI pode ajudar a monitorar seus indicadores-chave de desempenho (KPI’s)?
Como é que o Power BI pode ajudar a monitorizar os seus indicadores-chave de desempenho (KPIs)?
Num mundo cada vez mais tecnológico e incerto, é exigida uma resposta rápida e eficaz por parte das organizações, onde o Power BI assume um papel importantíssimo enquanto ferramenta de visualização de dados e inteligência artificial.
No post de hoje vamos focar-nos exatamente de que forma o Power BI pode ajudar a monitorizar os indicadores-chave de desempenho da sua organização, mais conhecidos por KPI´s – Key Performance Indicators.
Vale ressaltar que temos uma ótima postagem em nosso blog sobre o que é o Power BI e para que ele serve, caso tenha perdido, pode acessar clicando aqui.
Nesta publicação, veremos:
-
O que são KPI’s e para que servem?
- Conexão com fontes de dados e criação de dashboards
- Alertas automáticos
- Análise de tendências e partilha de dados
1. O que são KPI’s e para que servem?
Antes de avançarmos, vamos relembrar o conceito de KPI’s, que representam Indicadores de Performance Chave:
KPI’s são medidas quantitativas que ajudam a avaliar o desempenho e o progresso das organizações em relação aos seus objetivos estratégicos, sendo usados para medir qualquer tipo de área dentro da organização. Enquanto gestor, vêm ajudá-lo a tomar as melhores decisões estratégicas para os seus negócios e atingir melhores resultados futuros – é esse o principal objetivo.
Feito este pequeno lembrete acerca dos KPI’s, retomemos o tema inicial.

2. Conexão com fontes de dados e criação de dashboards
O Power BI permite que os seus utilizadores se conectem a uma ampla fonte de dados, incluindo arquivos, aplicações, serviços em cloud e bancos de dados, facilitando a recolha e análise dos seus dados de KPI’s. Para tornar essa experiência ainda mais intuitiva e funcional, ainda permite a criação de dashboards interativos – podem ser partilhados entre equipas, departamentos ou toda a organização, e são altamente personalizáveis. No final, obtemos insights valiosos no formato de tabelas e gráficos, para prestar a tal ajuda à visualização e à monitorização dos mesmos.
3. Alertas automáticos
Outra funcionalidade bastante interessante e benéfica para as organizações, é o alerta de KPI’s. É possível fazer uma configuração para que lhe sejam dados alertas, quando determinados indicadores atingem determinados limites ou metas para que possa fazer um melhor tracking dos mesmos. Isto significa que é possível monitorizar os seus KPI’s em tempo real, e agir rapidamente e de forma precisa, sempre que necessário.
4. Análise de tendências e partilha de dados
Para aqueles que desejam algo mais complexo, o Power BI inclui recursos avançados de análise, como as funções DAX, que permitem aos seus utilizadores criar medidas e cálculos mais trabalhados, para monitorizar os seus KPI´s de uma maneira mais aprofundada.
Sendo o Power BI uma ferramenta integrada da Microsoft, os utilizadores podem facilmente interligar os seus dados de KPIs com outras ferramentas da Microsoft, como o Excel, para obter uma visão ainda mais completa dos mesmos.
O facto de o Power BI ser uma ferramenta altamente poderosa é inegável. Vamos aplicá-lo juntos no seu negócio?
Se chegou até aqui, esperamos que tenha gostado desta pequena leitura, e que lhe tenha sido útil.
A nossa consultoria em Marketing e BI ajuda organizações de todo o mundo a definirem e encontrarem esses parâmetros.
Caso queria conversar connosco, será um prazer, basta entrar em contato! Envie uma mensagem para nós ou entre em contato via WhatsApp. Será um prazer trabalharmos juntos!
Quer receber novos artigos de Nosso Blog?Assine Gratuitamente a Newsletter VFR Tech
Não enviamos SPAM